quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Um novo modelo de Produção

A Revolução Industrial é dependente de um processo histórico iniciado na Idade Média, e passa pelo Enclosures, Renascimento, Reforma Protestante, Iluminismo, Revolução Científica. A revolução Industrial consolida-se no século XVIII, seu modelo econômico é o Capitalismo e é caracterizado pela Maquinofatura.

O Enclosures são os cercamentos dos campos expulsando os camponeses das áreas rurais que migram para a cidade, que futuramente iria ser a mão-de-obra das Industrias.

No Renascimento os representantes Intelectuais da igreja Católica começam a protestar algumas que usam o antropocentrismo para criticar a Igreja Católica.

Com o Renascimento as críticas sobre igreja acabam se espalhando pela sociedade. Lutero, um Padre que com o apoio da burguesia Alemã começa a Revolução Protestante, dando origem a novas religiões.

A Igreja Católica começa a perder o seu poder entre a população, a Burguesia que queria se ascender na sociedade e tinha como solução a luta contra a Igreja Católica, começa a investir na educação. Surge então o Iluminismo, cercado de filósofos Intelectuais.

Com as ideias iluministas e o constante investimento burguês na Educação, forma-se a Revolução Científica, uma era de evolução, de novos estudos científicos, e que constroem a Imprensa e a Máquina à Vapor.

Com consequência desses processos histórico , surge a Revolução Industrial, era da ascendência do Capitalismo, e que faz com que várias nações cresçam financeiramente. A Inglaterra é a pioneira, mas em pouco tempo essa revolução se espalha por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário